Sete dicas para ler a Bíblia em 2019

Por 9 de janeiro de 2019 Artigos e Notícias

Se você deseja priorizar a leitura bíblica em 2019, seguem algumas dicas que podem te ajudar a interagir com a Palavra de Deus nesse ano de maneira intencional, disciplinada e sistematizada.

Por Pastor Célio Bezerra
02 de Janeiro 2019

1.Tenha um plano de leitura bíblica

Adotar um plano de leitura bíblica é a melhor maneira de ter disciplina para uma vida devocional.

2.Escolha o plano que melhor se adequa ao seu perfil e à sua agenda

Antes de adotar um plano de leitura bíblica, leve em consideração o seu ritmo de vida e a sua capacidade de leitura, assim você evitará escolher um plano que vai te frustrar logo na primeira semana por não conseguir cumpri-lo.

3.Lembre-se que seu alvo é se alimentar diariamente

Algumas pessoas desistem da leitura devocional da Bíblia por não conseguirem seguir metodicamente o plano de leitura bíblico. Quando isso acontecer, você deve prosseguir, tendo o benefício da leitura do dia seguinte. Lembre-se que o seu alvo é se alimentar diariamente e não simplesmente cumprir o plano de leitura bíblica.

4.A ideia do devocional é ler o texto por você mesmo e aplicá-lo à sua vida

É preciso lembrar que o devocional não é o mesmo que estudo teológico, e sim a leitura direta da Palavra de Deus. Deixe os comentários bíblicos e os livros teológico para outra hora. Tente focar naquelas partes que você compreendeu bem o texto, procurando aplicá-lo à sua vida.

5.Ore antes e depois da leitura Bíblica

Antes de iniciar a leitura bíblica, procure orar como o salmista: “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua Lei” (Sl 119:18).
Medite sobre o que foi lido e ore depois da leitura, aplicando o texto bíblico ao seu coração.

6.Procure Cristo todas as vezes que você ler a Bíblia

Estou certo de que a melhor maneira de se ler a Bíblia é procurando Cristo em cada passagem. Afinal de contas foi o próprio Jesus que disse: “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a Vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39).
Lembre-se de fazer sempre as seguintes perguntas: Como esse texto aponta para a esperança que há em Jesus Cristo? Como esse texto revela a vontade de Deus para aqueles que creem em Cristo?

7.Faça perguntas à Bíblia

Caso você tenha dúvida de como aplicar o texto a sua vida, faça perguntas ao Texto Sagrado e procure nele as respostas. Segue alguns exemplos que podem nos ajudar:
·O que essa passagem revela sobre Cristo?
·O que esse texto diz sobre a soberania de Deus?
·O que esse texto diz sobre a salvação?
·O que esse texto diz sobre a vida e obra do nosso salvador Jesus Cristo?
·Como esse texto confronta o meu orgulho, pecado, idolatria etc.?

Espero em Deus que essas dicas sejam úteis para a sua caminhada devocional nesse novo ano.

Desejo que em 2019 você cresça na graça e no Conhecimento de Cristo Jesus!

Texto adaptado do artigo Como ler a Bíblia e fazer seu devocional em 2019 publicado pelo site: voltemosaoevangelho.com/blog/2019/01/como-ler-a-biblia-e-fazer-seu-devocional-em-2019/

Deixe um Comentário