Uma Igreja Simples e Saudável

Por 28 de março de 2019 Artigos e Notícias

Por Pastor Célio Bezerra

Sempre que sou questionado sobre os projetos futuros da Igreja Batista Shekinah, respondo: “o nosso projeto é ser uma igreja simples e saudável”. O espanto de quem ouve a minha resposta é notório. Às vezes, a minha resposta chega ser decepcionante. Parece que existe uma expectativa inconsciente de que a Shekinah precisa ser uma igreja com muitas atividades e eventos que possam atrair pessoas a Cristo (Até parece que realizar eventos é a maneira mais eficaz de evangelização). Permita-me fazer uso desse espaço para explicar o que venha ser uma Igreja simples e saudável.

O que é uma Igreja Simples?

Entendemos que uma igreja simples é uma igreja que está focada em fazer discípulos para Cristo (Mateus 28:19). Isso quer dizer que não queremos perder tempo com outras atividades que não sirvam ao propósito do discipulado. Mas o que é o discipulado? Discipulado é ajudar outras pessoas a seguir a Jesus. Há cinco pontos que nos ajudam a compreender o que venha ser a prática do discipulado.

1 – Discipulado exige Disposição

A pessoa que quer ensinar outra a ser seguidora de Jesus Cristo tem que ter disposição convicta em sua vida de que está fazendo um serviço para Deus e que investir a sua vida em outra vida é um dom preciso que o Espírito Santo nos concede em sua maravilhosa graça.

A disposição vai te fazer acordar mais cedo para orar pela nova ovelha. Deus vai te dar energia e disposição de sacrificar seu tempo para se relacionar com os novos na fé.

2 – Discipulado exige Compromisso

Está é a parte onde você abre sua agenda pessoal para dar um importante espaço para um encontro especial com aquela pessoa que você quer ver moldada à imagem de Jesus Cristo. Então, esteja chovendo ou não, esteja alegre ou triste, aquele dia e horário são dedicados àquele encontro com a pessoa que o Senhor designou para você cuidar.

3 – Discipulado exige Amor

Deus faz brotar em seu coração o amor pelo próximo, e esse amor é o motor do discipulado. O amor é sacrifício, dedicação, ação e transpiração. É o amor que faz a roda do discipulado girar. Sem amor nada somos, nem seremos.

Ninguém tem amor maior do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos (João 15:13).

4 – Discipulado exige Intenção

Você pode andar com um irmão ou irmã da igreja, ir a sua casa, comer em sua mesa, conhecer sua família, seus relacionamentos, conversar com ela sobre teologia e doutrina, falar sobre como deve ser a vida cristã, mas nada disso é discipulado se não houver intenção de tornar essa pessoa seguidora de Jesus Cristo. Sem intenção não há discipulado, há apenas uma conversa sem objetivo.

5 – Discipulado exige Misericórdia

Esta é a parte onde temos que perdoar setenta vezes sete. Os nossos pecados geralmente, se voltam para quem está mais próximo e assim será no discipulado. Quem discipula será o alvo do aprendiz. As imperfeições de quem aprende se manifestarão na convivência entre discipulador e discípulo. Então haja misericórdia para perdoar como Jesus nos perdoou.

O que é uma Igreja saudável?

Entendemos que uma Igreja saudável é um corpo vivo que cresce. Esse corpo tem seus problemas. Ainda não foi aperfeiçoado (Igreja Militante), mas está avançando. Está fazendo o que deveria porque a Palavra de Deus está guiando-o. Uma Igreja saudável não é uma igreja perfeita e impecável. Mas é uma igreja que se esforça continuamente para ficar ao lado de Deus na luta contra os desejos ímpios e os enganos do mundo, de nossa carne e do Diabo. É uma igreja que procura se conformar sempre à Palavra de Deus.

O que queremos ser? Queremos ser uma igreja que reflete crescentemente o caráter de Deus, conforme ele é revelado em sua Palavra.

Sola Fide
Sola Gratia
Solos Christus
Sola Scriptura
Soli Deo Gloria

Deixe um Comentário