Levantar as mãos na adoração é uma atitude bíblica?

Por 24 de abril de 2019 Artigos e Notícias
Por Pastor Célio Bezerra

Existe uma grande controvérsia sobre a legitimidade do levantar as mãos na adoração. Alguns afirmam que tal prática é sancionada pela Bíblia[1], enquanto outros dizem que citar os Salmos 28:2; 63:4; 141:1, como fundamento para justificar tal prática, seria um grande erro, visto que o contexto desses salmos indicam que Davi levantou as mãos em solidariedade aos sacrifícios realizados pelos sacerdotes em Jerusalém. Uma vez que os sacrifícios do Antigo Testamento cumpriram sua função tipológica (apontar para Cristo), não há razão para levantarmos as mãos em adoração a Deus[2].

Por outro lado, há quem diga que a alegria do culto bíblico reformado se manifesta no levantar das mãos em oração e louvor a Deus. Segundo os que defendem essa postura, a elevação das mãos não deve ser falsamente identificada como uma idiossincrasia – uma característica peculiar a um grupo – pentecostal e carismática, mas uma postura bíblica. Levantar as mãos em oração e louvor é entendido como uma postura que indica uma realidade interior, a saber, pureza de coração. Levantar as mãos em adoração é uma postura bíblica, visto que Moisés estendeu as mãos em intercessão por Faraó (Êx 9:29), Salomão o fez em uma oração de adoração na dedicação do templo (1Rs 8:22), a congregação israelita levantou as mãos e gritou “Amém e Amém” quando a lei foi lida (Ne 8:6) e o povo convidou os sacerdotes no templo para levantar as mãos para o Senhor em intercessão, bem como para dar a bênção (Sl 134:2).

Qual é o sentido de levantar as mãos? Podemos encontrar uma resposta nas palavras instrutivas do livro de Lamentações 2:19. Depois de chamar o povo a “clamar” e “derramar” o coração ao Senhor, Jeremias diz: “levanta a Ele as mãos”. O levantamento das mãos é uma expressão externa do coração, de clamar a Deus (Lm 3:41; Sl 28:2; 63:4; 77:2; 143:6).

Além disso, levantar as mãos está associado com o fato de que a postura do corpo é uma parte dos atos feitos no culto. Com isso, quero dizer que a nossa postura corporal (ajoelhar ou ficar em pé) serve para demonstrar reverência a Deus, assim como o levantar as mãos na oração e no louvor expressa nossa confiança e alegria no Senhor[3].

Diante do exposto, estou convencido que ao respondermos com adoração pública os grandes feitos do Senhor Jesus por nós, devemos adorá-lo com reverência e temor, mas também com mãos levantadas para demonstrar a nossa alegria e gratidão.

[1] HIDE, Daniel R. O que é um culto Reformado?. Recife: Editora Os Puritanos, 2012.

[2] Masters, Petre. Por que Levantar as mãos?. Disponível em: http://monergismo.com/textos/adoracao> Acessado em: 16 abr.2019.

[3] HIDE, Daniel R. O que é um culto Reformado? Recife; Editora Os Puritanos, 2012.

Join the discussion One Comment

Deixe um Comentário