Amor qualificado

Por 21 de julho de 2019 Devocionais

Efésios 5.25
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela.

Reflexão


O apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios (Ef 5.18-33), coloca os relacionamentos familiares dentro do contexto da plenitude do Espírito Santo. Nada mais oportuno. A esposa não consegue ser submissa a seu marido, nem o marido amar sua mulher, sem a plenitude do Espírito Santo. Um marido cheio do Espírito ama a sua mulher como Cristo amou a igreja. Esse amor pode ser atestado como segue:

1. O MARIDO DEVE AMAR SUA MULHER COM AMOR INCONDICIONAL.

A palavra de Deus diz que Cristo amou os seus e amou-os até o fim (Jo 13.1). Jesus amou seus discípulos não por causa de seus méritos, mas apesar de seus deméritos. Amou-os não por suas virtudes, mas apesar de suas fraquezas. O marido deve amar sua mulher com todas as suas limitações ou mesmo quando seu amor não é plenamente correspondido.

2. O MARIDO DEVE AMAR SUA MULHER COM AMOR PERSEVERANTE.

Cristo amou os seus até o fim. Assim o marido deve amar sua mulher com amor perseverante. Não é amar até a primeira crise. Não é amar até a primeira fraqueza. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo.

3. O MARIDO DEVE AMAR SUA MULHER COM AMOR SANTIFICADOR.

Cristo amou a igreja e a santificou. O amor do marido deve dar segurança à sua esposa e protegê-la. Uma mulher amada pelo marido não se vulnerabiliza. Uma mulher amada pelo marido é protegida das seduções perigosas que, sutilmente, circundam a sua vida.

4. O MARIDO DEVE AMAR SUA MULHER COM AMOR SACRIFICIAL.

Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, amor não é egoísta nem visa seus próprios interesses. Quem ama se entrega. Quem ama se doa. Quem ama está pronto a viver e a morrer pela pessoa amada. O amor do marido pela esposa não pode ser apenas de palavras, mas deve ser demonstrado por sua disposição de servi-la e por sua prontidão de dar sua vida por ela.

5. O MARIDO DEVE AMAR SUA MULHER COM AMOR ALTRUÍSTA.

Quem ama a sua mulher a si mesmo se ama, pois, sua esposa é carne de sua carne, e ninguém jamais odiou sua própria carne, antes a alimenta e dela cuida. O marido não pode tratar sua mulher com indiferença nem com truculência. A mulher é o vaso mais frágil. Precisa ser tratada com dignidade e ternura. O marido precisa viver a vida comum do lar e relacionar-se com sua mulher de forma fiel e amável, suprindo suas necessidades físicas, emocionais e espirituais.

6. O MARIDO DEVE AMAR SUA MULHER COM AMOR ROMÂNTICO.

A palavra cuidar, em Efésios 5.29, tem o significado de acariciar. O marido não pode ser rude no trato. Deve tratar sua mulher com romantismo. Deve cobri-la de afeto e encorajá-la com eloquentes elogios. Cabe ao marido suprir as necessidades emocionais de sua esposa, a fim de que ela seja valorizada como sua amada e se sinta confortada com o seu amor.

7. O MARIDO DEVE AMAR SUA MULHER COM AMOR PRÁTICO.

Todas as vezes que essa ordenança é dada ao marido nas Escrituras, utiliza-se a palavra grega agápe para caracterizar o amor. Esse amor é distinto do amor físico e vai além do amor amizade. Trata-se do amor que se entrega sem reservas e que se sacrifica sem temores. Esse amor não é um conceito teórico, mas uma atitude prática. Serve mais do que deseja ser servido, doa-se mais do que deseja receber, investe mais do que reivindica. Esse amor se sacrifica em vez de exigir sacrifícios. Permanece, portanto, a ordem apostólica: Maridos, amai vossa mulher (Ef 5.25)!

Decisão


Quais ensinos você aprendeu nesta lição? O que você identificou em sua vida que precisa mudar? Quais lições você precisa aplicar? Quais decisões você precisa tomar para vivenciar estes ensinos em sua vida e família?

Oração


Não deixe de orar meditando em todas as lições, agradecendo a Deus e pedindo-lhe que realize todas as mudanças necessárias em você e através de você, seja entre seus familiares, irmãos na fé e em todos ao seu redor.

* Extraído e organizado a partir da obra: LOPES, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas para a Família. São Paulo: SP. Editora United Press/Ultimato, 2017.

Deixe um Comentário