Maridos, amai vossa mulher

Por 4 de agosto de 2019 Devocionais

Efésios 5.25
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela.

Reflexão


Se a palavra que caracteriza o dever da esposa é submissão, a palavra que caracteriza o papel do marido é amor. O marido nunca deve usar sua liderança para esmagar ou neutralizar a esposa. A ênfase bíblica não está na autoridade do marido, mas no seu amor por ela (Ef 5.25, 28, 33). O que significa submissão? É entregar-se a alguém. O que significa amor? E entregar-se por alguém. Assim, submissão e amo r são dois aspectos da mesmíssima coisa. Martyn Lloyd-Jones, ilustre pregador, expôs com desenvoltura invulgar este texto áureo de Efésios 5.22-33. Rebuscamos algumas de suas preciosas ideias.

1. OS CINCO VERBOS QUE DEFINEM A AÇÃO DO MARIDO (Ef 5.24-33).

O apóstolo Paulo, escrevendo em Efésios 5.24-33, usa vários verbos para descrever a ação do marido em relação à sua mulher. Em primeiro lugar, ele usa o verbo amar. O marido deve ama r a esposa como Cristo amou a igreja. O amor de Cristo pela igreja foi proposital, sacrificial, santificador, altruísta, abnegado e perseverante. Em segundo lugar, Paulo usa o verbo entregar-se. O marido deve amar sua mulher com um amor não egoísta, ou seja, um amor devotado. Em terceiro lugar, Paulo usa o verbo santificar. O amor visa o bem da pessoa amada. A mulher que é amada pelo marido é protegida de muitas tentações, e sua vida é santificada. Em quarto lugar, Paulo usa o verbo purificar. O amor busca a perfeição da pessoa amada. Finalmente. Paulo usa o verbo apresentar. O amor visa a felicidade plena da pessoa amada.

2. O MARIDO DEVE CUIDAR DA VIDA ESPIRITUAL DA ESPOSA (Ef 5.26)

O marido é responsável pela vida espiritual da esposa e dos filhos. Ele é o sacerdote do lar. O marido precisa buscar a santificação da esposa. Deve ser a pessoa que mais exerça influência espiritual sobre ela. Deve ser uma bênção na vida dela (Pv 31.l1,12,23,28,29).

3. O MARIDO DEVE CUIDAR DA VIDA EMOCIONAL DA ESPOSA (Ef 5.29)

O marido, ao ferir a esposa, fere a si mesmo. Ao cuidar da esposa, cuida de si mesmo. Mas como o marido deve cuidar da esposa?

Em primeiro lugar, ele não deve abusar dela. Um homem pode abusar do seu corpo, comendo ou bebendo em excesso. Um homem que faz isso é néscio, porque, ao maltratar o seu corpo, ele mesmo vai sofrer. De igual modo, o marido que maltrata a esposa é néscio. Ele machuca a si mesmo ao ferir a esposa. Um marido abusa da esposa ao ser rude com ela; não dar tempo, atenção e carinho a ela; usar palavras e gestos grosseiros; ou ser infiel a ela.

Em segundo lugar, ele não deve descuidar dela. Um homem pode descuidar do seu corpo. E, se o faz, é néscio e vai sofrer por isso. Se você está com a garganta inflamada, não pode cantar nem mesmo falar direito. Todo o seu trabalho será prejudicado. Você tem ideias e mensagem, mas não pode transmiti-las. Quando o marido descuida da esposa, ele se priva dos mais excelentes privilégios. O marido descuida da esposa quando substitui relacionamento por trabalho; quando passa todo o tempo disponível frente da televisão, do computador ou com os amigos. Há viúvas de maridos vivos. Há maridos que querem viver a vida de solteiro. O lar para eles é apenas um albergue.

4. O MARIDO DEVE CUIDAR DA VIDA FÍSICA DA ESPOSA

(Ef 5-29). O marido deve zelar pela vida física da esposa (alimentá-la e cuidar dela). Como o homem sustenta o corpo?

Em primeiro lugar, pela dieta. Um homem deve pensar em sua dieta. Deve ingerir suficientes alimentos e fazê-lo regularmente. Assim também, o marido deveria estar pensando no que ajudará sua esposa.

Em segundo lugar, pelo prazer e deleite. Quando ingerimos nossos alimentos, não só pensamos em termos de calorias ou proteínas. Não somos puramente científicos. Pensamos também naquilo que nos dá prazer. Da mesma forma, o marido deve tratar a esposa. Ele deve pensar no que lhe agrada. O marido deve ser criativo no sentido de sempre alegrar e agradar a esposa.

Em terceiro lugar, pelo exercício. A analogia do corpo exige mais este ponto. O exercício é fundamental para o corpo. O exercício é igualmente essencial para o casamento. É o diálogo. É a quebra da rotina desgastante. A comunicação no casamento é vital.

Em quarto lugar, pelas carícias. A palavra cuidar só aparece em Efésios 5.29 e em 1Tessalonicenses 2.7. Significa acariciar. O marido precisa ser sensível às necessidades emocionais e sexuais da esposa. O marido precisa aprender a ser romântico, cavalheiro, gentil e cheio de ternura com sua esposa.

Numa época como a nossa, de falência da virtude, enfraquecimento da família e explosão de divórcios, precisamos nos voltar para os preceitos da palavra de Deus para termos uma vida santa e feliz.

Decisão


Quais ensinos você aprendeu nesta lição? O que você identificou em sua vida que precisa mudar? Quais lições você precisa aplicar? Quais decisões você precisa tomar para vivenciar estes ensinos em sua vida e família?

Oração


Não deixe de orar meditando em todas as lições, agradecendo a Deus e pedindo-lhe que realize todas as mudanças necessárias em você e através de você, seja entre seus familiares, irmãos na fé e em todos ao seu redor.

* Extraído e organizado a partir da obra: LOPES, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas para a Família. São Paulo: SP. Editora United Press/Ultimato, 2017.

Deixe um Comentário