Os atributos da mulher virtuosa

Por 11 de agosto de 2019 Devocionais

Provérbios 31.10
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.

Reflexão


Provérbios 31.10-31 é um acróstico, em que cada verso começa com uma letra do alfabeto hebraico. É uma homenagem à mulher. Esse texto é uma poesia que exalta a mulher e encerra ensinos preciosos. A luz do texto, vejamos os atributos da mulher feliz.

1. ELA É PRECIOSA (Pv 31.10).

A mulher virtuosa vale mais do que o ouro. A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente (Pv 19.14). O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR (Pv 18.22). Essa mulher vale mais do que herança, mais do que riqueza, mais do que apartamento de luxo, mais do que carro requintado. Mais do que todos os bens materiais. É lamentável que a geração contemporânea esteja dando mais ênfase ao ter do que ao ser. É triste ver pessoas se casando por interesses financeiros em vez de construir o casamento sobre o alicerce do amor.

2. ELA É CONFIÁVEL (Pv 31.11).

Ela é fiel a seu marido. É uma mulher honrada, de conduta irrepreensível. Ela pode dizer: Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu (Ct 6.3). Ela é um jardim fechado, uma fonte selada, uma esposa confiável (Ct 4.12). Não há casamento feliz sem fidelidade conjugal. Não há famílias estruturadas sem a integridade moral dos cônjuges. Não há igrejas sólidas sem famílias edificadas pelo Senhor (SI 127.1).

3. ELA É ABENÇOADORA (Pv 31.12).

Ela é uma aliviadora de tensões, uma amiga, confidente, conselheira. É uma mulher estável emocionalmente. A mulher virtuosa é uma alavanca na vida do marido (Pv 31.23). O sucesso do marido é devido à influência da sua mulher. Ao lado de um grande homem, sempre há uma grande mulher. Ela impulsiona o seu marido para a frente. Empurra-o para o progresso. Seu marido desfruta de um bom conceito na cidade e no trabalho, graças à magnífica influência da esposa. Essa mulher é o elo da família. Como sábia construtora, ela está edificando a sua casa. O marido e os filhos estão felizes. Nenhum sucesso profissional compensa o fracasso do seu casamento ou da sua família.

4. ELA É TRABALHADORA (Pv 31.15,18,19,27).

Ela é boa dona de casa e administradora hábil (Pv 31.15). Controla as atividades e a atmosfera do lar. É zelosa no cumprimento de seus deveres domésticos. Sua casa anda em ordem (Pv 31.27). Ela não come o pão da preguiça (Pv 31.27). Tem visão de negócios. Trabalha e tem lucro. Trabalha diuturnamente (Pv 31.18,19). Produz (Pv 31.24). Vende, comercializa, tem expediente, não é dependente.

5. ELA É PREVIDENTE (Pv 31.21,25).

Ela é organizada (Pv 31.21). Não deixa as coisas para a última hora. Tem um programa e antecipa as coisas. Antes de chegar o inverno, já prepara para sua família as roupas próprias. Essa mulher tem uma agenda e sabe administrar bem o seu tempo. Ela tem tempo para Deus (Pv 31.30), para o marido (Pv 31.12), para os filhos (Pv 31.28), para o próximo (Pv 31.20) e para si mesma (Pv 31.22). Não é ansiosa (Pv 31.25). Não vive antecipando problemas, mas soluções.

6. ELA É GENEROSA (Pv 31.20).

Tem o coração sensível e as mãos abertas. É ajudadora dos pobres. Seu dinheiro e seus bens não são apenas para serem acumulados, mas distribuídos com generosidade. Ela não se preocupa apenas com a sua família, mas com os que sofrem ao seu redor. Há muitas pessoas gastando grandes somas de dinheiro num vestido, numa bolsa, num sapato, adorno, enquanto há tantos famintos ao seu redor, precisando num comer um prato de arroz com feijão. Hoje gastamos mais com cosméticos e futilidades do que com o reino de Deus e o próximo. Essa mulher cuida do marido, dos filhos, da casa, dos negócios e do próximo e faz tudo isso de bom grado (Pv 31.13).

7. ELA É ELEGANTE (Pv 31.17,22).

Ela cuida do seu corpo: Cinge os lombos de força e fortalece os braços (Pv 31.17). Ela cuida da sua saúde e tem uma correta autoestima. Mantém-se em boa forma. Não é uma mulher relaxada com a sua apresentação pessoal. Veste-se com elegância, decência e bom gosto (Pv 31.22). Tem amor-próprio, pois reconhece o seu valor.

8. ELA É EDUCADORA (Pv 31.26).

É uma conselheira sábia. Passa uma visão correta da vida para os filhos. Também é uma conselheira bondosa. Sua língua é uma fonte de bons conselhos, fala com ternura e graça; não há rancor nem insensatez em suas palavras. É prudente e bondosa no falar. Fala a verdade em amor. É mãe conselheira. Tem tempo para os filhos e sabe ouvi-los. Ela faz do seu lar um lugar de apoio e encorajamento para a vida.

9. ELA É PIEDOSA (Pv 31.25,30).

É uma mulher de vida moral irrepreensível (Pv 31.25). Força e dignidade são os seus atavios. Ela tem nome honrado, conduta digna, vida limpa, comportamento irrepreensível. Ela reconhece que sua maior beleza não é física, mas espiritual (Pv 31.30). Sua beleza interior supera a beleza da sua esplêndida aparência. A maior glória dessa mulher é andar com Deus.

10. ELA É ELOGIADA (Pv 31.28-31).

Ela é elogiada pelo marido (Pv 31.28,29). Seu marido a considera a melhor mulher do mundo. Ele proclama para seus amigos a bênção superlativa que é a esposa em sua vida. Ela é elogiada pelos filhos (Pv 31.28). Ela não tem premência por um filho em prejuízo de outro. Todos os seus filhos a chamam de ditosa, de uma mulher feliz. Ela é elogiada também pelas suas obras (Pv 31.31). É elogiada ainda por Deus (Pv 31.30). Deus a exalta, a promove. Essa mulher tem reconhecimento não apenas na terra, mas também no céu.

Decisão


Quais ensinos você aprendeu nesta lição? O que você identificou em sua vida que precisa mudar? Quais lições você precisa aplicar? Quais decisões você precisa tomar para vivenciar estes ensinos em sua vida e família?

Oração


Não deixe de orar meditando em todas as lições, agradecendo a Deus e pedindo-lhe que realize todas as mudanças necessárias em você e através de você, seja entre seus familiares, irmãos na fé e em todos ao seu redor.

* Extraído e organizado a partir da obra: LOPES, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas para a Família. São Paulo: SP. Editora United Press/Ultimato, 2017.

Deixe um Comentário