8 Motivos para memorizar as Escrituras

Por 19 de janeiro de 2020 Devocionais

Salmos 119. 10-13
Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos. Com os lábios repito todas as leis que promulgaste.

Reflexão


A memorização da Bíblia é de extrema importância na vida cristã. Na verdade, memorizar as Escrituras talvez seja o elemento mais crucial para o crescimento espiritual e vitória sobre o pecado. A Palavra de Deus é poderosa porque é literalmente “inspirada por Deus” segundo a mente do Espírito Santo (2 Timóteo 3:16-17), e quando memorizamos as Escrituras e enchemos nossas mentes com as Suas palavras, passamos a utilizar a mais poderosa ferramenta espiritual que existe. Seguem abaixo, 8 razões pelas quais somos motivados a memorizar as Escrituras.

1. Memorizar a escritura faz meditar na Palavra possível, quando você não tem como ler a bíblia. A meditação é o caminho para um entendimento mais aprofundado. Então se quer meditar na Palavra do Senhor dia e noite, você precisa ter parte dela na sua cabeça; (Leia e Medite no Salmos 1);

2. Memorizar a escritura fortalece minha fé, pois a fé vem do ouvir a Palavra. Isso acontece também quando estou ouvindo a palavra em minha consciência;

3. Memorizar a escritura molda a maneira que vejo o mundo, mostrando à minha mente o ponto de vista de Deus em tudo;

4. Memorizar a escritura faz a Palavra de Deus mais acessível na vinda de momentos de tentação ao pecado. Pois os avisos e promessas de Deus são a maneira pela qual vencemos as enganosas mentiras do Diabo;

5. Memorizar a Escritura protege a nossa mente. Fazendo mais fácil detectarmos nossos erros. O mundo é cheio de erro, pois seu deus é mentiroso;

6. Memorizar a Palavra faz com que possamos suportar, diante as tentações do Maligno. Assim protegendo a nós e a nossa família de seus ataques. Com o que você está se defendendo? O diabo é mais forte do que você! E te odeia! Ele odeia sua família, seu casamento, a Igreja e Deus. Como alguém anda por este “mundo endiabrado” sem uma espada em mãos (na memória)?

7. Memorizar a Escritura provê as mais fortes e doces palavras para ministrarmos a outros em necessidade. Já foi pego despreparado? Com alguém precisando? Apresenta-te a Deus aprovado, como alguém que maneja bem a Palavra da Verdade e que não tem do que se envergonhar;

8. Memorizar a Escritura te mostra a base para uma amizade com Jesus, porque Ele fala conosco através da Bíblia e em nenhum lugar mais. Fala, docemente, poderosamente, autenticamente, realmente fala conosco pelas Escrituras. E então, nós respondemos a Ele na oração.

Memorizar as Escrituras é o privilégio e a responsabilidade de cada cristão. Existem disponíveis vários sistemas excelentes de memorização das Escrituras. Mesmo sem um método publicado específico, qualquer um pode começar com os versos-chave da fé cristã – tais como João 3:16 e Efésios 2: 8-9 – e continuar a construir verso sobre verso. A chave é continuamente revisar as passagens já memorizadas antes de adicionar quaisquer outras novas. Seja qual for o método escolhido, os benefícios de memorização da Bíblia são a vitória sobre o pecado, uma fé reforçada e alegria na vida cristã.

Decisão


O que você aprendeu sobre a importância de memorizar as Escrituras? Quais versículos você já tem memorizado? Você tem usado versículos nas lutas diárias da vida? Discuta com o seu pequeno grupo ou grupo familiar as implicações deste estudo para a sua vida, família, igreja e seja desafiado a memorizar versículos semanalmente.

Oração


Oh Senhor, tu que és riquíssimo em graça e misericórdia. Nos ensine a guardar as Escrituras em nossa consciência para que não venhamos te desonrar. Esteja sempre diante dos nossos corações cada uma das tuas verdades. Não somente em minha vida, mas em minha família e no teu povo. Nos merecimentos Jesus Cristo, Nosso Senhor, agora e sempre, amém!

* Organizado a partir do vídeo “Por que memorizar a Escritura?”, por John Piper disponível em: https://voltemosaoevangelho.com/blog/2009/02/8-razoes-para-memorizar-as-escrituras-e-10-para-ora-las/. Algumas transcrições, extraídas do artigo “Por que a memorização da Bíblia é importante?”, por Got Questions, disponível em: https://www.gotquestions.org/Portugues/memorizacao-da-Biblia.html.

Deixe um Comentário