Estudar as Escrituras é essencial

Por 26 de janeiro de 2020 Devocionais

Atos 17:11
Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

Reflexão


A Bíblia é um livro que não se destina a uma mera leitura. É um livro para se estudar, para que possa ser aplicado. Do contrário, é como engolir a comida sem mastigar, e depois colocá-la pra fora novamente… Não se ganha valor nutricional assim. A Bíblia é a Palavra de Deus. As Escrituras mostram que a verdade, a doutrina e a teologia são necessárias e importantes para a vida cristã e que o estudo sistemático é, na verdade, inevitável. Há uma ênfase por toda a Bíblia sobre a importância da verdade para a vida cristã, sobre a necessidade da doutrina para nossa caminhada com Deus e, se formos cuidadosos ao observar como a Bíblia constrói estes assuntos, também veremos como estudar as Escrituras de forma aplicada, é indispensável.

A própria Escritura ensina isso, vejamos:

Bem no meio da oração sacerdotal, Jesus deixa claro que a verdade de Deus é para nossa alegria e crescimento em santidade. Nesse contexto, a verdade não é a fidelidade ou uma pessoa, mas está claramente associada com a Palavra de Deus: Mas agora vou para ti. E digo isso enquanto estou no mundo, para que eles tenham a minha alegria em plenitude. Eu lhes dei a tua palavra; o mundo os odiou, pois não são do mundo, assim como eu também não sou. Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. (João 17.13-17)

Na própria Grande Comissão, Jesus fala aos seus discípulos que ensinem a igreja não somente a crer em sua instrução e transmiti-la por completo, mas a ensiná-la com o objetivo de que seu povo vivesse a verdade — a sua verdade: E, aproximando-se Jesus, falou-lhes: Toda autoridade me foi concedida no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos. (Mt 28.18-20) 

Numa passagem importante sobre a lei na vida cristã, Paulo deixa claro que a doutrina e a ética estão inseparavelmente ligadas. Na verdade, ele diz que o próprio evangelho e a doutrina estão vinculados a certo tipo de vida: Sabemos, porém, que a lei é boa, desde que usada de forma legítima, reconhecendo que não é feita para o justo, mas para transgressores e insubordinados, incrédulos e pecadores, ímpios e profanos, para os que matam pai e mãe e para homicidas, devassos, homossexuais, exploradores de homens, mentirosos, os que proferem falsos juramentos e para todo o que é contrário à sã doutrina, a qual está em harmonia com o que me foi confiado, a saber, o evangelho da glória do Deus bendito. (1 Tm 1.8-11)

Paulo mostra não somente uma preocupação com a doutrina ortodoxa, mas articula um princípio fundamental de sua teologia — que a doutrina tem como fim a piedade: Ensina estas coisas. Se alguém ensina alguma outra doutrina e discorda das sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina que é de acordo com a piedade, é arrogante e não compreende nada. (1 Tm 6.2-4)

Conclusão

Não se engane, ao estudar as Escrituras ou ensinar a Santa Palavra, estamos fazendo teologia e isso é extremamente benéfico e importante. Devemos ter sempre em mente o crescimento espiritual, a maturidade e a piedade que nos direcionam a estatura de Jesus Cristo. Estudar a Bíblia pode ser comparado a procurar por ouro. Se você fizer pouco esforço e simplesmente “procurar entre as pedras do rio” você apenas encontrará pó de ouro. Mas, quanto mais você se esforçar para “cavar o ouro”, mais recompensa obterá por seus esforços. Estude as Escrituras.

Decisão


O que você aprendeu sobre a importância de ler e estudar as Escrituras? Você tem estudado as Escrituras? Quais os métodos que você usa? Discuta com o seu pequeno grupo ou grupo familiar as implicações deste estudo para a sua vida, família, igreja e desafie a estudar e ler a bíblia juntos.

Oração


Oh Senhor, Santo, Misericordioso, Bendito e Amado, louvemos ao teu Eterno nome e te bendizemos. Que sejamos achados aprovados, diante de ti quando perguntarem a nós o motivo de nossa rica esperança. Te suplicamos, nos ensine a ler e a estudar as tuas Santas Escrituras e que as tuas verdades, sejam fixadas nas tábuas de nossos corações, para o louvor da Tua Glória. Pelos merecimentos de Cristo Jesus, que habita contigo e com o Espírito Santo eternamente, te pedimos e agradecemos. Amém!

* Organizado a partir do artigo “TEOLOGIA: NECESSÁRIA E INEVITÁVEL“ , por Duncan, Ligon  disponível em: https://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/05/teologia-necessaria-e-inevitavel-j-ligon-duncan-iii/. Algumas transcrições, extraídas dos artigos “Por que devemos ler/estudar a bíblia”, por Got Questions, disponível em: https://www.gotquestions.org/Portugues/por-que-estudar-Biblia.html

Join the discussion One Comment

Deixe um Comentário