Amadurecendo Para Servir

Por 21 de julho de 2020Devocionais

2 Timóteo 2:1-2
“Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros”.

Reflexão


Frequentemente os crentes possuem um zelo enorme, porém pouquíssimo conhecimento. É comum que o seu desejo de servir a Deus seja grande, mas o seu caráter cristão é falho. São como um estagiário no distrito, que chega na empresa com seu uniforme novo e engomado, os sapatos brilhando, e com o cabelo impecável! Ele fica entusiasmado e emocionado por estar ali! Seu exterior mostra um visual profissional e competente. Contudo, as aparências enganam. Se ele não tiver plena consciência de suas limitações e do que está fazendo, seu trabalho pode ser extremamente perigoso!

Muitos de nós começamos a nossa caminhada cristã como esse jovem estagiário, empolgado e muito ativo. Querem servir ao Senhor por meios grandiosos. Pensamos que logo seriamos como nossos professores da EBD, cujas classes são cheias de alunos. Ou também como professores da SBS onde nós podemos demonstrar todo o nosso conhecimento.

Certa vez uma jovem nova convertida foi abordada por uma senhora da sua igreja chamada Linda. Ela demonstrou desejo em dirigir um grupo de estudo bíblico em sua casa. E lhe disse: “Você quer dar o estudo? ” A jovem pensou: “será que consigo? ” Com grande entusiasmo respondeu: “Sim!!!”

Ela e Linda convidaram suas amigas, vizinhas e todo mundo que desse a chance de convidar. Os estudos aconteciam às quartas feiras pela manhã, e começam com duas ou três senhoras. A jovem ensinava o Evangelho de João, versículo a versículo. A frequência era escassa e instável. Uma semana, em particular, chamou a sua atenção. Tiveram oito senhoras firmemente comprometidas a voltar na quarta-feira seguinte. Então ela se dedicou ainda mais na preparação do estudo, e Linda preparou a casa. Ficaram tão entusiasmadas, oraram e esperaram com expectativa cada uma das convidadas chegar. Logo chegou a hora, e a hora passou… Ficou tão tarde que tiveram que encarar a realidade: ninguém apareceu! A jovem arrasada sentiu vontade de chorar. Linda lhe disse: “Talvez o Senhor não queira que tenhamos um grupo de estudo bíblico”. As esperanças de ver grandes grupos de senhoras ouvindo as suas palestras estava destruída bem diante de seus olhos. Porém, ao invés de cancelarem as reuniões, decidiram tirar uma semana para orar e depois fariam pelo menos mais um estudo.

Na semana seguinte, a jovem estava ansiosa pensando no que o Senhor estaria por fazer. Olhando o seu exemplo percebemos com clareza o que Deus estava fazendo. Ele estava começando a moldar o seu caráter, e protegendo aquele grande grupo de senhoras de sua imaturidade na doutrina e no seu caráter. Muitas das vezes nós olhamos o presente, mas Deus contempla toda a estrada futura e nos preparar da melhor forma possível para servi-lo. O nosso zelo sem conhecimento ou sem caráter moldado é tão perigoso quanto aquele estagiário iniciante, desenfreado.

Não somos os donos da mensagem; somos mordomos dela. Não criamos a mensagem; apenas a transmitimos. Devemos fazê-lo com integridade e senso de urgência. No texto de Timóteo, acima, vemos que duas coisas são exigidas aqui: fidelidade e capacidade de ensinar. Alguns são fiéis, porém não são capazes de transmitir o que receberam para favorecerem os destinatários. Outros têm aptidão pedagógica, mas não são fiéis na fé e no serviço. A mensagem e o mensageiro precisam estar em harmonia. O evangelho apostólico precisa ser transmitido a homens fiéis e idôneos. A igreja cristã depende dessa cadeia ininterrupta de mestres. A vida de quem prega precisa estar em sintonia com a mensagem pregada. A vida do pregador é a vida da sua mensagem. Homens infiéis e inidôneos estão desqualificados para instruir outras pessoas.

Decisão


Você tem se dedicado aos estudos da Palavra de Deus, buscando sempre conhecimento e zelo? Ou você é como essa jovem que esta afoita para fazer algo sem preparo nenhum buscando qualquer atividade para mostrar serviço? Reflita no estudo de hoje e decida mudar a sua atitude.

Oração


Ó Deus, louvamos o teu santo nome. Nos ajuda a te servir da melhor forma possível nos dedicando as Escrituras e tendo zelo pelo teu trabalho. Perdoa-nos se temos sido afoitos com o teu trabalho e negligenciado no estudo da tua Palavra. Por teu amado Filho, que vive e reina contigo, e com o Espirito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

* Organizado a partir do artigo “Amadurecendo Para Servir”, pôr Martha Peace, disponível em: <https://ministeriofiel.com.br/artigos/amadurecendo-para-servir/>

Deixe um Comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com